Não cometa esses 5 erros em uma entrevista

Se você já saiu de uma entrevista pensando “Eu poderia ter respondido aquela pergunta melhor”, saiba que você não é o único. Até mesmo os candidatos com muitas habilidades e anos de experiência, podem ter dificuldades em se venderem aos entrevistadores.


Se você está procurando um novo emprego ou tem uma entrevista em breve, é importante pensar sobre suas técnicas de entrevista. A melhor forma de evitar erros comuns é decidir conscientemente a não os cometer.

1- Negatividade

Ser negativo sobre seu atual emprego é o erro mais comum que entrevistados cometem. Frustrações e confrontos surgem em todas as organizações, por este motivo, o empregador precisa saber que você consegue ultrapassar estes problemas ao invés de simplesmente pedir demissão em cada frustração que aparecer. Finalmente, eles irão querer saber como você se comportaria se fosse parte da empresa. Você ajudaria as pessoas a seguirem em frente ou seria uma má influência?


2- Falta de confiança e habilidades interpessoais fracas

Um contato visual ruim, falta de confiança nas respostas e um aperto de mão fraco são típicos erros de entrevistados. Na maioria das vezes, habilidades interpessoais são importantes, portanto, você precisa se esforçar para parecer seguro de si, mesmo estando nervoso.


3- Falta de preparação

Um dos maiores erros dos entrevistados é a falta de preparo. Os melhores candidatos valorizam sua carreira e trabalham duro para gerenciá-la com sucesso. Eles não irão apenas ler o site da empresa e presumir que sabem o suficiente sobre o negócio. É importante alcançar a cultura corporativa e os desafios que a companhia está enfrentando. Coisas diferentes irão importar para pessoas diferentes mas perguntas bem preparadas irão mostrar que você fez o seu dever de casa e está levando as entrevistas a sério. Saber as respostas para estas perguntas também irão garantir que você não está dando um passo errado em sua carreira.



4- “Nós” ao invés de “eu”

Outro erro comum é que os candidatos se referem a seus sucessos como algo que “nós fizemos” ao invés de “eu fiz”. Isto deixa até mesmo o entrevistador mais esperto com a impressão de que o candidato pode estar levando o crédito por um projeto que ele apenas teve uma pequena participação ao invés de realmente ser responsável por ele. O mais importante é destacar suas conquistas e sua participação de forma honesta.


5- Deixar sua personalidade na porta

As vagas geralmente são preenchidas com pessoas que, sem dúvida, são qualificadas para desempenhar a função, mas o diferencial é quase inteiramente o perfil de personalidade e as capacidades humanas do candidato. Isto significa que mesmo inconsciente ou conscientemente, você está sendo avaliado desde o momento em que entra no prédio. Se você é incapaz de estabelecer um relacionamento com a pessoa que o atendeu na recepção, fez seu café e te entrevistou, você irá perder a oportunidade. Um interesse sincero nas pessoas que você poderá trabalhar na empresa e a cultura organizacional são necessários para qualquer entrevista de emprego.

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo